terça-feira, 26 de agosto de 2008

Cidadão Consumista

Tenho observado bastante os homens e o seu convívio social, e não sei se devo e se realmente tenho compreensão para poder julgá-los, mas mesmo assim algo me incomoda.

Incomoda-me os valores sociais invertidos, hoje para sermos alguém precisamos ser extremamente consumistas em uma corrida maluca na visão de um paraíso comercial. Esquecemos totalmente os valores de cidadania, de bem estar e de solidariedade.

Incomoda-me o fato de estarmos sempre inseguros, sempre assustados com a reação do próximo. No entanto é factível que precisamos do outro para crescer como indivíduo e como espírito vivente na terra. Por este motivo vivemos em sociedade.

Incomoda-me esta insanidade generalizada de que o prazer imediato é o principal e primeiro fator de felicidade humana e que a simples intenção de lutar por um mundo melhor é improvável e impossível. Na verdade nos fazem acreditar nesta tolice.

Incomoda-me a presença de seres humanos pseudo-inteligentes que não observam que vivemos para aprender e aprendemos para viver caracterizando quem é quem, de acordo com a sua origem e história. Apesar de que, no mundo contemporâneo, nós já podemos comprar a nossa história, basta ser um exímio consumista.

No entanto para ser um exímio consumista é preciso primeiro aprender a ser um exímio cidadão. Ainda assim questiono, depois de trilharmos o difícil caminho da cidadania, será que precisamos trilhar o caminho do consumo? Não tenho o poder de julgar e nem de mudar o mundo, mas ainda assim questiono.

(Victor Lima)

Nenhum comentário: