sábado, 23 de agosto de 2008

O Lenhador Honesto

Numa floresta verdejante e silenciosa, há muito tempo, próximo a um riacho de águas cristalinas e espumantes corredeiras, vivia um pobre lenhador que trabalhava muito para sustentar a família.Todos os dias, empreendia a árdua caminhada floresta adentro, levando ao ombro seu afiado machado.Partia sempre assobiando contente, pois sabia que enquanto tivesse saúde e o machado, conseguiria ganhar o suficiente para comprar todo o pão que a família precisava.

Um dia, estava ele cortando um enorme carvalho perto do rio. As lascas voavam longe e o barulho do machado ecoava na floresta com tanta força que parecia haver uma dúzia de lenhadores trabalhando. Passado algum tempo, resolveu descansar um pouco, recostou o machado na árvore e virou-se para sentar, mas tropeçou numa raiz velha e retorcida, e antes que pudesse pegá-lo, o machado caiu pela ribanceira abaixo,indo parar no rio! O pobre lenhador esquadrinhou as águas tentando encontrar o machado, mas aqueletrecho era fundo demais. O rio continuava correndo com a mesma tranqüilidade de sempre, ocultando o tesouro perdido."- O que hei de fazer? Perdi o machado!Como vou dar de comer aos meus filhos?
- gritou o lenhador."Mal acabara de falar, surgiu de dentro do riacho um anjo..."- Por que você está sofrendo tanto?"
- perguntou, em tom amável.O lenhador contou o que acontecera e o anjo mergulhou em seguida, tornando a aparecer na superfície segundos depois com um machado de prata.
"- É este o machado que você perdeu?"O lenhador pensou em todas as coisaslindas que poderia comprar para os filhos com toda aquele prata!
Mas o machado não era dele,
então balançou a cabeça dizendo:"- Meu machado não era tão belo."O anjo colocou o machado de prata sobre a barranco do rio e tornou a mergulhar.
Voltou logo e mostrou outro machado ao lenhador:"- Talvez este machado seja o seu?""- Não é, não! Esse é de ouro! Vale muito mais do que o meu."O anjo colocou novamente o machado de ourosobre a barranca do rio, mergulhoumais uma vez e trouxe o machado perdido."- Esse é o meu! É o meu, sim; sem dúvida!""- É o seu ."- disse o anjo, "
... e agora também são seus os outros dois.
São um presente, pela sua honestidade."À noitinha, o lenhador empreendeu a árduacaminhada de volta para casa com os três machados às costas, assobiando contente e pensando em todas as
coisas boas que eles iriam trazer para sua família.
(Autor Desconhecido)

Nenhum comentário: