sexta-feira, 24 de julho de 2009

A estória do mestre

Um velho Mestre que habitava uma cidadezinha durante muito tempo, estava de partida.
Seus amigos disseram-lhes:
-Vais embora, mas, antes, conta-nos mais uma estória.
Então, ele sentou-se á sombra da árvore e narrou:
Era uma vez, na casa de uma família, morava um velho avô, com seu filho, sua nora e seu netinho, de seis anos. Ele ajudara seus filhos a edificar aquela casa,enquanto pode os ajudou nas despesas,mas,agora,alquebrado pela idade e pelo mal de Parkinson,tornou-se um estorvo para o jovem casal. Às refeições,sentava-se á mesa com eles, sempre perto do neto, que o adorava. Mas,sem poder segurar direito a colher da sopa,com sua mão trêmula,derramava o líquido na toalha e ás vezes até o prato no chão, para desespero de sua nora, que ralhava e criticava. Lágrimas brotavam de seus olhos cansados, mas,ele não dizia nada. Tantas vezes isso aconteceu que a nora deu um ultimato ao marido:ou ele ou eu. Não vou passar trabalho de novo por causa de um velho inútil. O marido tentou acomodar as coisas e combinaram que o avô comeria só, num canto da cozinha,numa gamela de madeira,para não quebrar.O garoto observava tudo com muita atenção.
No dia seguinte, um domingo, o pai ficou intrigado ao ver o filho tentar moldar um pedaço de madeira com o formão e outras ferramentas. Observou-o por um curto tempo,foi perto dele e perguntou:-oi, filhão? Que estás fazendo? Para que queres essas ferramentas?
-Para fazer logo uma gamela para o senhor, papai; assim,quando o senhor ficar como o vovô, já terá a sua. Sua mulher foi chegando,entreolharam-se, baixaram a cabeça e a mulher foi pôr a mesa do almoço com um prato para o velho.
Há um ditado português que diz: Filho és, Pai serás, conforme tratares, assim receberá.
(Autor desconhecido)

Nenhum comentário: