quarta-feira, 13 de julho de 2011

Planeje o seu sucesso


Você conhece alguém que tenta de todas as formas, melhorar de vida e nunca consegue? Tem notícias de alguém que parece não se esforçar tanto e obtém tudo o que quer? São apenas questões que nos levam a refletir sobre os caminhos da conquista.
Um renomado cientista comportamental e consultor de vendas e marketing, o norte americano chamado Walter Hailey, afirmava que "As pessoas têm 12.367 pensamentos por dia, dos quais, 84% são negativos".

Agora pense: como uma pessoa pode lidar com mais de 12 mil pensamentos, sendo a maior parte deles negativos e ainda assim prosperar? Como evitar que tudo isso afete o ambiente profissional das pessoas? A chave do sucesso pode ser treinar a mente para tirar proveito dos pensamentos, revertendo-os de negativos a positivos.

Mas, como fazer isso? Um bom começo é treinar a sua mente para ver o lado bom das situações adversas. Por exemplo, sempre que vier em sua mente a palavra problema, treine-a para agir como estando diante de um desafio. As palavras negativas abaixam nossa moral, ao passo que as palavras positivas elevam a nossa autoestima.

Além disso, você pode também educar a mente para que ela perceba que a nossa vida é como se fosse uma linha com dois extremos, onde a melhor solução estará quase sempre no lado oposto. Imagine, por exemplo, que você esteja em um quarto escuro sem desejar estar ali. A solução não é combater a escuridão e sim eliminá-la com o seu oposto que é a claridade. Daí, basta abrir as janelas, deixar a luz penetrar e a escuridão desaparecerá.

Há, no entanto, outras dicas que podem contribuir muito para que o sucesso profissional seja alcançado sem tanto esforço. Uma, é lembrar-se sempre de que vence aquele que trabalha certo e não, necessariamente, o que trabalha muito. Então, para se prepare adequadamente para o triunfo, faça o seguinte:

1 - Organize o seu ambiente de trabalho - É fundamental que a sua mesa de trabalho (física e virtual) seja bem organizada de forma a tornar os seus arquivos acessíveis com o menor esforço, maior precisão e mais rápido possível.

2 - Cuide do seu ambiente de trabalho - O seu local de trabalho é agradável? Pois saiba que as cores, a temperatura, o ruído e até a movimentação de pessoas podem afetar seu humor e contribuir para que você desperdice energia. Para vencer, é fundamental passar as suas horas produtivas em um ambiente que seja prazeroso.

3 - Circule - Estudo da Universidade de Princeton revela que as pessoas ficam 75% alertas enquanto sentadas e 90% alerta quando estão em pé. Daí, diante de uma importante decisão ou telefonema, faça-o de pé. Além disso, circulando pela organização, você poderá contribuir mais do que sentado em sua sala.

4 - Torne suas tarefas visíveis - Produzimos mais e melhor quando vemos, sentimos e ouvimos. Não confie as suas atividades à memória, muitas vezes um quadro de planejamento fixado na parede a sua frente, funcionará melhor do que muitas agendas eletrônicas.

5 - Prepare-se para realizar multitarefa - O mundo é dinâmico e precisamos nos preparar para realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo. Daí, participar de tele-reunião com a equipe, enquanto aguardamos em longos congestionamentos, ou responder um email ao mesmo tempo em que falamos ao telefone, é apenas um exemplo do quanto temos que nos adaptar aos novos tempos.

Lembre-se, no entanto, de que para vencer você terá que ser capaz de colocar tudo isso em prática, com simplicidade e habilidade. Afinal de contas, é como revelou Earl Nightingale: "Uma grande atitude não é resultado do sucesso, o sucesso é o resultado de uma grande atitude".
Pense nisso, ótima semana e que Deus nos abençoe!

(Evaldo Costa)

Nenhum comentário: