quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Folha Amassada

Quando eu era criança, por causa do meu caráter impulsivo, sentia raiva por qualquer coisa. Na maioria das vezes, depois desses incidentes, me sentia envergonhado e me esforçava para consolar a quem eu tinha magoado.
Um dia, minha professora me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva. Entregou-me uma folha de papel lisa e me disse:
- Amasse-a!
Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha.
A professora me disse novamente:
-Agora, deixe-a como estava antes.
Óbvio que não pude deixá-la como antes. Por mais que eu tentasse, o papel continuava amassado, cheio de dobras.
A professora então, me disse: o coração das pessoas é como esse papel. A impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar quanto esses amassados.
Foi assim que aprendi a ser mais compreensiva e mais paciente. Quando sinto vontade de "estourar", lembro daquele papel amassado. A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar. Quando magoamos alguém com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas aí já é tarde demais...
Alguém já me disse uma vez: "fale somente quando suas palavras possam ser tão suaves quanto o silêncio. Mas jamais deixe de falar, por medo da reação do outro."
Acredite, principalmente em seus sentimentos!
Somos sempre responsáveis pelos nossos atos.
(Autor Desconhecido)

Nenhum comentário: