terça-feira, 8 de setembro de 2009

O sapo acomodado

Um dia, nasceu um sapinho e, quase que no momento do seu nascimento, ingênua e inadvertidamente, caiu num buraco: ploft! Ali ficou. Era razoavelmente amplo, tinha água, era escurinho, aquecido, livre dos perigos, havia o necessário para a sua sobrevivência, enfim, era um mundo maravilhoso.O tempo foi passando, o sapinho transformou-se em sapo, sapão... e um sapão gordo, inchado e numa zona de conforto, daquela que ele pediu a Deus.Num certo dia, ele acorda em meio a um barulho estranho e novo, para o mundo em que vivia: caiu bem perto dele, um bicho estranho e meio peçonhento.— “Ué! Quem é você?!” Pergunta ele, assustado.— “Sou um sapo, ora!” Respondeu o estranho visitante.— “Mas, sapo sou eu!” Questionou o habitante do buraco.— “Meu amigo, existem milhares de sapos no mundo lá fora.” Retrucou o outro.— “Mundo lá fora?! Como assim?” Indagou o dono do buraco.— “É meu amigo... o mundo lá fora é maravilhoso. E uma das coisas que faz com que ele seja mais maravilhoso ainda, são umas criaturinhas especiais, razão maior da nossa vida de sapo: as sapinhas. Além disso, continuou ele, é magnífico o entardecer, quando ficamos todos juntos, cantando nas lagoas, e nos alimentado dos mosquitos que voam desgovernados.”— “Lagoas?! Mosquitos?!” Mais surpresas para o velho e acomodado sapo.— “E tem mais: quando anoitece, é lindo o céu cheio de estrelas!” Ressaltou, romanticamente, o sapinho sapeca.— “Epa! Aí você não me pega. Eu, também, todas as noites, consigo contar quatro a cinco estrelas, vistas daqui de casa.” Gabou-se o acomodado.— “Não, meu amigo. Vemos milhões e milhões de estrelas...”E, assim, o sapinho foi dissertando sobre as belezas e vantagens do mundo lá fora. Mas, parou um pouco e, reflexivamente, prosseguiu:— “Por outro lado, tem um bicho terrível, do qual precisamos ter muito cuidado e que não tem reconhecido o quanto somos úteis no processo de equilíbrio do meio ambiente... quando a gente menos espera, ele chega, de repente e chuta a gente e a gente rola, rola, que parece uma bola murcha... joga sal no nosso dorso... coloca álcool em nossas costas e depois (ai!) ateia fogo e a gente sai pulando, pulando, no desespero das labaredas queimando o nosso corpo: é o bicho homem. Além do homem, tem outro bicho traiçoeiro, peçonhento, e que precisamos estar sempre em alerta: as cobras. Mas, é bom. Bom, não... é maravilhoso viver e amar nesse mundão todo lá fora!... Bem, ta ficando tarde. Eu vou dar um pulinho e continuar meu passeio.”— “Pulinho?!” Surpreendeu-se, mais uma vez, o sapo do buraco.— “Sim, meu amigo. Sapo pula. E, a propósito, você não gostaria de ir comigo?”— “Pensando bem, com esse negócio de homem, de cobra... desses perigos todos que você falou, acho melhor não. Prefiro ficar por aqui. Pelo menos, aqui eu já sei que está bom. Pode ir... eu estou muito bem aqui.”E ali ficou o sapão: gordo, feliz, inchado e acomodado.Que tipo de sapo você é?É importante sair da zona de conforto, ousar, arriscar, empreender. Pensar – O que nos ameaça?É preciso experimentar sair da zona de conforto. Há dois tipos de pessoas: um acomodado, preguiçoso, enfurnado no seu mundinho limitado, curtindo a felicidade ao seu modo; o outro, entusiasmado, ágil, criativo, buscando sempre coisas novas, ambientes novos, novos amigos, novas realizações.Que tipo de sapo você está sendo? Acomodado, medroso, gordo e ultrapassado? Ou um sapinho sapeca, que arrisca, mesmo consciente dos perigos? Que sai do buraco.
(Autor Desconhecido)

Nenhum comentário: